terça-feira, outubro 13, 2009

CORA CORALINA

Dando uma olhada no blog do jornalista da Vangarda "Carlos Abranches" uns versos lindo e quero mostrar o que exatamente Abranches postou!!!


A POESIA DE CORA CORALINA

Em 2009, o Brasil comemora os 120 anos do nascimento de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas.Entronizada no pórtico dos grandes nomes da poesia nacional como Cora Coralina, a poeta nasceu em Cidade de Goiás no dia 20 de agosto de 1889 e morreu dia 10 de abril de 1985, com 96 anos, em Goiânia


Tenho em mãos o livro que mostro neste blog. Ele foi escrito por dois incansáveis pesquisadores. De um lado, o olhar atento e metódico do sociólogo Clóvis Carvalho Britto. Mestre em Sociologia e doutorando na mesma área, Clovis é autor de vários livros e atualmente pesquisa as interconexões entre literatura e sociedade na poesia brasileira de autoria feminina.



 

Rita Elisa Seda transita por diversos caminhos, que se harmonizam dentro de si. Essa santarritense de nascença e joseense de coração gosta de filosofia, jornalismo, arqueologia, fotografia, artesanato e escrita. Pôs as mãos na argamassa literária de Cora e transmutou suas impressões neste trabalho, que ora sugiro à apreciação por parte do leitor.


(casa em que Cora viveu a infância, hoje atração turística em Cidade de Goiás - GO)

 
Para arrematar, eis aqui um poema de Cora
 
"Este é um poema de amor

tão meigo, tão terno, tão teu...

É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu...

E eu,

quero te servir a poesia

numa concha azul do mar

ou numa cesta de flores do campo.

Talvez tu possas entender o meu amor.

Mas se isso não acontecer,

não importa.

Já está declarado e estampado

nas linhas e entrelinhas

deste pequeno poema,

o verso;

o tão famoso e inesperado verso que

te deixará pasmo, surpreso, perplexo...

eu te amo, perdoa-me, eu te amo...

"Poeminha Amoroso"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SABER SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM!! ENTÃO COMENTEM DANDO SUA OPINIÃO!!!